Notícias
Nesta segunda-feira, 18 de agosto, teve início a semana do 1ºSeminário Internacional de Discussão Climática – SIDCLIMA, promovido pelo Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 2ª Região (CRT-02). A abertura dos trabalhos ocorreu com a Reunião da Organización Internacional de Técnicos – OITEC, realizada na Sala de eventos do Hotel Grão Pará, em Belém (PA).
O encontro foi conduzido pelo presidente da OITEC, Wilson Wanderlei Vieira, que ressaltou a importância do diálogo internacional entre técnicos industriais. Em seguida, o presidente do CRT-02 e diretor financeiro da OITEC, João Batista Souza, destacou que a reunião marca o início das atividades do SIDCLIMA, integrando a participação da categoria às discussões que antecedem a COP 30, que será sediada em Belém.
Criada no Uruguai, em 1996, a OITEC reúne representantes de diversos países da América Latina. Durante sua fala, o secretário-geral da organização e presidente do CRT-BA, Sandro Augusto, reforçou o papel fundamental dos técnicos industriais nos debates climáticos globais:
“O que nós temos a ver com a COP 30? O técnico é o primeiro a ser chamado para reconstruir a estrutura. Com a OITEC, vamos poder ter acesso à Comissão da ONU”, afirmou.
Também participaram da reunião representantes de diferentes países membros da OITEC:
• Ricardo Gonzales (Paraguai) – Técnico em Eletricidade, vice-presidente da OITEC;
• Juan Diaz (Uruguai) – Técnico em Saneamento, ex-presidente da OITEC;
• Luís Oma Amendola (Argentina) – Técnico em Construção;
• Jorge Raúl Naddeo (Argentina) – Técnico em Eletromecânica, secretário-geral da Argentina.
Na pauta dos trabalhos estiveram a discussão do novo Estatuto da OITEC, a realização de um congresso para definir a agenda da organização no período 2025-2027, além da indicação dos demais membros e do Conselho Fiscal, entre outros assuntos estratégicos. Ao final da reunião, Luís Oma Amendola entregou uma lembrança especial aos membros da organização, em gesto de confraternização e fortalecimento dos laços institucionais.
O encontro representou um passo importante na integração internacional dos técnicos industriais e no fortalecimento da categoria frente aos grandes debates ambientais globais.
Outras Notícias