Notícias

Encerramento com compromisso e presença técnica: CRT-02 no 2º dia do Fórum de Energias Renováveis do Maranhão 2025

  • 30 de julho de 2025

O segundo e último dia do Fórum de Energias Renováveis do Maranhão 2025, realizado nesta quarta-feira (23), no Multicenter Sebrae, consolidou a presença do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 2ª Região (CRT-02) como um dos destaques do evento.

Durante o dia, o estande do CRT-02 recebeu a visita de técnicos industriais e estudantes, além de realizar emissão de carteiras profissionais. A participação do Conselho reforçou o apoio direto aos profissionais da área e a valorização do papel do técnico industrial no contexto das energias renováveis.

Um dos momentos de maior relevância foi a participação do diretor administrativo do CRT-02, Cleiton Santos, como palestrante no segundo painel do evento, que teve como tema:
“Energia solar: novos modelos de negócio para potencializar seu crescimento”.

Em sua fala, Cleiton destacou:
A participação do nosso Conselho neste evento é de grande importância para os técnicos. É uma parceria não só com a AMESOLAR, mas também com a ANEER. Aqui há prospecção de grandes empresários, grandes empresas, e isso representa uma oportunidade única para o técnico industrial de nível médio.”

O estande do CRT-02 também contou com a presença de conselheiros titulares, fortalecendo o compromisso da gestão com a categoria e marcando posição no debate sobre o futuro da energia no Brasil.

Para Francisco Vidigal, responsável pelo evento e vice-presidente da ANEER (Associação Nacional das Entidades de Energias Renováveis) e da AMESOLAR (Associação Maranhense de Energia Solar e Renováveis), a presença do CRT-02 abre caminhos para uma nova fase:

“A parceria com o CRT é essencial. É com esse técnico que queremos trabalhar. São eles que vão qualificar e sustentar as energias renováveis, que são o pilar do nosso projeto. Se vou montar uma usina solar, instalar um painel, eu preciso de técnicos — e hoje estamos enfrentando a falta dessa mão de obra. Já conversei com o diretor Cleiton e na próxima semana estarei no Conselho para começarmos a formar a primeira turma de qualificação dos técnicos.”

O CRT-02 encerra sua participação no evento com a certeza de que está construindo pontes entre o conhecimento técnico e o mercado de trabalho sustentável, em defesa de uma transição energética mais justa, inclusiva e profissional.