Notícias

CRT-02 recebe visita institucional da desembargadora aposentada Oriana Gomes, nova coordenadora do Núcleo de Governança Fundiária do TJMA.

  • 30 de julho de 2025

Na tarde desta terça-feira, 29 de julho, o presidente do Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 2ª Região (CRT-02), João Batista Souza, recebeu com alegria e honra a visita institucional da desembargadora aposentada Oriana Gomes, atual coordenadora-geral do Núcleo de Governança Fundiária do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA). A visita de cortesia teve um simbolismo ainda maior por acontecer no dia do aniversário da magistrada, que escolheu celebrar a data conhecendo de perto o trabalho desenvolvido pelo Conselho.

Acompanhada por sua assessora Marlone Santos, a desembargadora foi recepcionada no gabinete da Presidência com simpatia e admiração mútua. O encontro foi mediado pelo conselheiro regional Seliton Queiroz e por sua suplente, Flávia Moreno, que ressaltaram a relevância do momento para o fortalecimento das relações institucionais.

Durante a visita, o presidente João Batista apresentou os membros presentes e compartilhou sua trajetória como técnico industrial. Ele destacou a atuação do CRT-02 como uma das mais eficientes do país, afirmando que o reconhecimento nacional é fruto do compromisso com a valorização profissional. “Nosso Conselho é um dos mais bem estruturados do Brasil e tem conquistado cada vez mais espaço graças à dedicação aos nossos profissionais técnicos”, frisou.

A Dra. Oriana demonstrou grande admiração pela estrutura do CRT-02 e se disse impressionada com o nível de organização. “Realmente é um Conselho muito bem estruturado”, comentou.

O assessor de Planejamento Estratégico e Compliance, Jozerly Júnior, apresentou brevemente a atuação do Conselho, enfatizando parcerias estratégicas, convênios já firmados e o papel do TJMA como importante aliado na promoção de avanços sociais e técnicos. “Nossa meta é fortalecer cada vez mais a presença do técnico industrial. Estamos com a expectativa de encerrar o ano com 100 mil registros ativos”, explicou.

Durante a conversa, também foi abordado o projeto de valorização feminina no setor técnico, o que chamou a atenção da desembargadora, ao saber que o número de mulheres técnicas ainda é significativamente baixo. Ela reforçou seu apoio à causa e destacou:

“É preciso que façamos estímulos, como palestras, consultas públicas, audiências públicas, para incentivá-las não apenas a aderirem à profissão, mas também ao Conselho. Precisamos de mais técnicas na área industrial, pois ainda é um setor majoritariamente masculino. Hoje, saio daqui motivada: na próxima vez que for contratar um técnico, quero que seja uma técnica. Vou consultar o Conselho.”

Participaram do encontro o gerente geral do CRT-02, José João; a procuradora jurídica, Júlia Fontinhas; a chefe de gabinete, Janaína Machado; e a membra do GT Mulher do Conselho, Larissa Fonseca.

A visita reforça a importância de parcerias institucionais para o fortalecimento da atuação técnica no país e para a construção de uma sociedade mais inclusiva e representativa.