Notícias
O Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 2ª Região (CRT-02) encerrou, na manhã desta sexta-feira (29/08), a Vistoria Técnica de Conformidade, processo de acompanhamento e supervisão determinado pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A iniciativa teve como objetivo verificar o atendimento das metas estabelecidas nas Resoluções do CFT e demais instrumentos legais, garantindo transparência e eficiência na fiscalização.
As atividades começaram na segunda e terça-feira com apresentações sobre: Acórdãos do TCU; Questionário elaborado pelo TCU à fiscalização do CFT; Exposição do Conselheiro Federal Aloisio Carnielli, Coordenador da Comissão de Registro e Fiscalização do CFT, que destacou a importância da padronização dos procedimentos de fiscalização nos Regionais. Segundo Carnielli, a uniformização é fundamental para que a fiscalização seja realizada de forma consistente em todo o país, garantindo que o trabalho tenha caráter orientativo e educativo antes de aplicar sanções. Ele reforçou ainda que a equipe presente não atua como fiscalizadora, mas sim como observadora e orientadora, promovendo alinhamento entre as comissões federal e regionais. Nesse contexto, ressaltou também a criação de um manual de padronização para auxiliar no processo.
Na quarta-feira (27/08), foi realizada a Verificação dos Pontos da Conformidade junto à Equipe de Fiscalização do Regional, em conformidade com a Resolução CFT nº 190/22 e os Acórdãos do TCU, com a participação da Coordenadora da Comissão de Fiscalização e Normas do CRT-02, Tainã Cristina de Oliveira. A programação prosseguiu na quinta-feira (28/08) com a continuidade da verificação e visitas in loco, sendo concluída na sexta-feira (29/08) com um balanço final das atividades e esclarecimento de dúvidas.
O assessor especial da Diretoria do CFT, Maurício Flores, avaliou positivamente a vistoria: “Esse trabalho é bastante importante para que nós, do CFT, possamos compreender como a fiscalização atua no dia a dia e se atende às determinações do TCU. Observamos que o trabalho feito aqui é muito bom e atende praticamente todos os itens. Essa avaliação visa aumentar a eficiência e eficácia das ações de fiscalização, que é a nossa atividade fim e deve receber toda a atenção”.
Na mesma linha, Gabriel Alexandre Miranda, Técnico Industrial Júnior do CFT que acompanhou as atividades externas, reforçou: “Gostei muito da equipe do CRT-02. É uma equipe empenhada e que vem apresentando resultados expressivos, com aumento significativo no número de notificações e autos nos últimos dois anos. Saímos com boas impressões e deixamos algumas observações que podem ser corrigidas, mas, no geral, é um trabalho sólido, com grande potencial de avanço a partir de convênios e parcerias institucionais”.
A gerente de fiscalização do CRT-02, Fernanda Saraiva, também destacou a relevância do processo: “Foi de extrema relevância a realização da vistoria de conformidade técnica no âmbito do CRT-02, considerando que, por se tratar de um sistema unificado, é imprescindível que todos os Conselhos Regionais atuem de forma harmônica e em consonância com os mesmos parâmetros normativos e operacionais. Foi igualmente enriquecedora a oportunidade de troca de experiências e de compartilhamento de boas práticas.”.
Ao final, o gerente geral do CRT-02, José João, agradeceu a presença da equipe do CFT em nome do presidente João Batista Souza, reforçando o empenho e a receptividade da equipe do Regional. Em contrapartida, Maurício Flores e Gabriel Miranda elogiaram a participação ativa e a dedicação dos profissionais do CRT-02 ao longo da vistoria.