Notícias
Na tarde da última quarta-feira, 16 de julho, o Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 2ª Região (CRT-02) esteve reunido com a Diretora-Geral do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), Dra. Ticiany Maciel, para apresentar o Projeto de Valorização da Atuação de Técnicas do Gênero Feminino na Regularização Fundiária. O encontro aconteceu na sede do TJMA, em São Luís, e também contou com a presença da chefe de gabinete do CRT-02, Janaína Machado.
O projeto é de autoria do conselheiro regional do CRT-02, Seliton Queiroz da Silva, que também foi o responsável por mediar o encontro. A iniciativa foi levada à magistrada pela conselheira regional Tainã Cristina, coordenadora do GT Mulher do CRT-02, e pela conselheira suplente Flávia Moreno. Também integrou a comitiva o advogado Dr. Aécio Bezerra Santos, que acompanhou o grupo durante a reunião institucional.
O objetivo do projeto é firmar uma parceria institucional por meio de um termo de cooperação técnica com o Tribunal de Justiça do Maranhão, com foco na promoção da igualdade de gênero e no fortalecimento da presença feminina em áreas técnicas historicamente dominadas por homens.
De acordo com dados do próprio conselho, atualmente no Maranhão há apenas 12 mulheres técnicas atuando e registradas na área de Agrimensura, e apenas 13 na área de Meio Ambiente, dentro de um universo de 12.724 técnicos industriais ativos no estado. O cenário revela um grande desafio e, ao mesmo tempo, uma oportunidade de transformação social.
“O projeto de valorização da atuação de técnicas do gênero feminino na regularização fundiária é muito importante porque reconhece e valoriza o papel das mulheres nesse processo. Visa atrair, capacitar, promover a inclusão das profissionais técnicas em agrimensura, meio ambiente e edificações já que temos um baixo percentual de mulheres atuando na área no estado”, destacou Tainã Cristina.
Durante a reunião, a diretora-geral do TJMA expressou entusiasmo com a proposta e se comprometeu em colaborar para sua concretização. “Foi muito importante conhecer a realidade um pouquinho maior dos técnicos de edificações, técnicos agrimensores e saber que atualmente pouquíssimas mulheres se interessam por esse campo de trabalho. Poder criar, junto com o CRT-02, um projeto de incentivo aos adolescentes e jovens, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade, é uma forma de ampliar oportunidades e transformar vidas. Já vamos começar agora a desenhar um contrato, fazer conexões com as secretarias e, quem sabe, em 2026, teremos um lindo projeto que poderá, inclusive, ser premiado pela sua inovação”, afirmou Dra. Ticiany Maciel.
O projeto tem como foco não apenas a formação técnica, mas também a inclusão das participantes no mercado de trabalho, promovendo autonomia econômica e protagonismo feminino. A expectativa é que a iniciativa ganhe ainda mais força nos próximos meses, com o apoio de instituições públicas e privadas, e se torne uma referência nacional dentro do Sistema CFT/CRTs.
Outras Notícias