Notícias
O Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) atualizou o Plano Nacional de Fiscalização Integrada (PNFI) 2023-2027. As mudanças, que estão na Resolução nº 256/2024, publicada no Diário Oficial da União (DOU), visam aprimorar o documento que especifica as diretrizes do planejamento e execução da fiscalização do exercício profissional, e incluem avanços como as ações de fiscalização institucional em acréscimo às ações educativa, preventiva, corretiva e punitiva.
Segundo o diretor de Fiscalização e Normas do CFT, Bernardino José Gomes, ações institucionais têm por objetivo promover e dar visibilidade às atividades técnicas industriais junto às entidades públicas e privadas, bem como fortalecer, dialogar e favorecer a compreensão do papel do CFT perante a sociedade.
A resolução também prevê a intensificação de ações de fiscalização do exercício profissional em áreas identificadas como prioritárias, que incluem estabelecimentos como hospitais, hipermercados, centros comerciais e postos de combustíveis.
Indicadores e capacitação
O acréscimo de indicadores para subsidiar a supervisão e avaliação das ações fiscalizatórias é outra melhoria promovida pela normativa. Entre esses novos indicadores estão números relativos às multas e autos de infração lavrados e à porcentagem de defesas e/ou recursos apresentados nos processos da fiscalização. As alterações cumprem determinações do Acórdão 453/2023 do Tribunal de Contas da União (TCU).
Bernardino destaca também que, com a nova redação, a Resolução nº 190/2022 passa a prever a realização de encontros regionais e nacional para disseminar boas práticas entre os CRTs, assim como contar com regras mais claras sobre as vistorias anuais para verificação de conformidade. A normativa prevê, por exemplo, a realização de visitas periódicas em regionais que não atingiram as metas estabelecidas.