Notícias
Na manhã desta sexta-feira, 10 de maio, concluiu-se a Vistoria Técnica de Conformidade promovida pelo Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) no Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 2ª Região (CRT-02). Essa iniciativa foi conduzida com base no cumprimento das diretrizes estabelecidas pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e teve seus últimos dias de atividades realizados na sede da regional em São Luís – MA.
Durante esses dois últimos dias, a equipe formada pela Gerente de Fiscalização do CFT, Luíza Cordeiro, e pelo Técnico Industrial do CFT, Bruno França, se dedicou a reuniões com coordenadores, gerentes e diretoria do CRT-02, dando continuidade à Vistoria Técnica de Conformidade. Essa etapa envolveu não apenas análises internas, mas também trabalho de campo com visitas às empresas locais.
Bruno França compartilhou sua experiência ao acompanhar as atividades de fiscalização em campo, destacando a importância de verificar a padronização e eficácia das abordagens dos fiscais: “inicialmente a fiscalização de campo ela tem a intenção de verificarmos como está sendo feita as abordagens dos fiscais, questão de investimento, de comportamento, questão de material de abordagem e a linguagem também. Fui surpreendido com a equipe, super capacitados e também buscar uma padronização. ” Luíza Cordeiro ressaltou a produtividade dos primeiros dias, enfatizando a troca de conhecimento e a identificação de boas práticas no regional: “Os dois primeiros dias foram com os fiscais, foi superprodutivo, houve muito repassagem de conhecimento e a gente também sabendo como é que funciona o regional. Depois disso a gente veio aqui para o regional, ficamos com as demandas mais internas, falando mais a respeito das atividades de planejamento da fiscalização, como essas atividades estão sendo planejadas, como é que elas estão sendo executadas, quais são as melhorias que o regional precisa fazer e o que o regional também tem de bom para que a gente possa levar para os outros regionais como adesão de boas práticas. ” Abelardo Lopes, Diretor de Fiscalização e Normas do CRT-02, destacou a relevância desse trabalho para orientar futuras ações e garantir o atendimento das metas estabelecidas pelo TCU: “É um trabalho que nos dá um norte. Para a gente poder fazer a fiscalização de forma bem a contento, de acordo com o que o TCU exige. ”
Por fim, o Presidente do CRT-02, João Batista Souza, enfatizou a importância dessas vistorias para garantir a qualidade e segurança das atividades técnicas na região, reforçando o compromisso com a transparência e a excelência profissional: “Com transparência e responsabilidade, trabalharemos em conjunto com todas as partes envolvidas para garantir que nossas atividades atendam não apenas aos requisitos legais, mas também às expectativas da sociedade em termos de segurança e qualidade”, enfatizou.
Essa iniciativa demonstra o comprometimento das entidades envolvidas em promover a melhoria contínua das práticas profissionais e em assegurar que os padrões de qualidade e segurança sejam rigorosamente seguidos, atendendo às expectativas não apenas das instituições reguladoras, mas também da sociedade como um todo.