Notícias
Num marco significativo para o desenvolvimento sustentável e econômico da região, empresários, CEO’s e investidores dos setores de Energias Renováveis e Parques Industriais do Estado do Ceará e demais localidades do Norte e Nordeste do Brasil participaram do 1º encontro promovido pela Unicontrols (empresa do setor de Tecnologia e Engenharia) na última sexta-feira, 24. O evento contou com o apoio do SINDIMEST e da FIEC.
O Primeiro Encontro de Empresários, CEO’s e Investidores teve como objetivo principal fomentar a colaboração, inovação e investimentos estratégicos para impulsionar o crescimento desses setores em ascensão. O evento proporcionou uma plataforma única para networking, compartilhamento de conhecimentos e estabelecimento de parcerias estratégicas, promovendo assim um ambiente propício para o fortalecimento do mercado regional.
A abertura do evento foi marcada por discursos inspiradores, destacando a importância e o debate em resolver problemas com invasões e furtos em parques industriais, eólicos, fotovoltaicos, apresentando soluções tecnológicas, com base em inteligência artificial (IA). O Estado do Ceará, conhecido por seu potencial eólico e solar, desempenha um papel central nas discussões, sendo reconhecido na busca por soluções ambientalmente conscientes.
Durante o evento, os participantes exploraram as últimas tendências, avanços tecnológicos e desafios enfrentados pelos setores. Os debates abordaram questões como investimentos, utilização de câmeras Speed Dome com Inteligência Artificial, eficiência energética em parques industriais e a criação de ambientes propícios para a inovação e empreendedorismo.
Representando o Presidente da FIEC, o Sr. Ricardo Cavalcante, o Diretor do SENAI e Superintendente Regional do SESI Ceará, o Sr. Paulo André Holanda, colocou-se à disposição para auxiliar na busca por mais segurança e qualificação para os setores: “Esta Pauta da segurança dos parques eólicos, solares e hidrogênio verde é um tema relevante para que possamos juntos à Federação das Indústrias do Estado do Ceará (SENAI, SESI e IEL), criar soluções eficazes para isso. Estamos bem preparados, principalmente para ouvir os empresários e investidores, pois trabalhamos em rede, junto a todos os departamentos do SENAI no Brasil e à academia”, disse.
Além disso, empresas apresentaram seus projetos inovadores, destacando oportunidades de investimento e parcerias estratégicas. A presença de investidores foi crucial para transformar ideias inovadoras em realidade prática, consolidando a visão compartilhada de um futuro mais sustentável e economicamente vibrante para a região.
O evento contou com apresentação e as seguintes palestras:
Fundo europeu de investimento em Energia verde, com o CEO da Inteligência Comercial e Coutry Manager da Save Capital Partners, o Sr. Luciano Bravo.
A utilização de câmeras Speed Dome com Inteligência Artificial, com o Gerente Comercial da Hikvision Digital Technology, o Sr. Jader Mantellato Júnior.
Monitoramento do perímetro com radares, drones e minas, com o fundador e CEO da Ôguen Tecnologias Israelense Inovadores, o Sr. Hen Harel.
Para o fundador e CEO da Ôguem, o Sr. Hen Harel, o conceito de segurança da empresa baseia-se na segurança perimetral em 3D na proteção dos seus clientes, com combinação de tecnologia Israelense que funciona 24 (vinte e quatro) horas: “ Para garantir segurança perimetral em 3d aos nossos clientes, contamos com uma combinação de tecnologia Israelense que funcionam 24h00, detectando ainda fora da área do cliente, conseguindo antecipar o risco e tomar uma ação preventiva” destaca.
Com a presença do Presidente do Sindicato das Indústrias e Empresas de Instalação e Manutenção de Redes, Equipamentos e Sistema de Telecomunicações do Ceará (SINDIMEST), o Sr. Juarez Holanda, enfatizou a importância da participação do CRT-02 no evento: “É muito importante a participação do CRT-02 aqui no nosso evento, porque este evento é voltado ao setor da Indústria, dos Parques fotovoltaicos, eólicos e industrial de modo geral. Portanto, estamos trazendo tecnologia inovadora, com o monitoramento por câmeras e radares.
Para o Executivo da área de energia renovável, o Sr. Marcos Lopes da INFRAGROUP Energia Renováveis e Hidrogênio, a importância do CRT-02 na participação do evento é fundamental, frisa ele: “uma das maiores preocupações é a mão de obra qualificada, lembrando que estamos a véspera do projeto do Complexo do Pecém – CE, além da entrada do Piauí nesta nova missão, que é levar as usinas de hidrogênio verde para o Brasil e para o mundo, é uma mudança de matriz energética. Nisto, a participação do CRT-02 é fundamental”.
Ao final do evento, os participantes expressaram otimismo em relação às oportunidades que surgirão a partir das conexões estabelecidas. Os líderes empresariais e investidores destacaram a importância de eventos como este para fortalecer a colaboração entre os setores e impulsionar a região como um polo de excelência em energias renováveis e parques industriais.
Representando o presidente João Batista Souza e a Diretoria do CRT-02 esteve presente o vice-presidente, o Sr. José Alfran de Lima, além da participação da gerente do escritório do CRT-02 – CE, a Sr. ª Regina Célia e o assessor técnico da presidência, o Sr. João Bráulio Oliveira.