Notícias
O Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 2ª Região – CRT-02 deu continuidade à sua programação de palestras nas escolas, expandindo suas atividades para o estado do Pará, na cidade de Parauapebas.
Na terça-feira, 18, o Centro Profissionalizante Sophie Link recebeu a visita do CRT-02. Os alunos do curso de Eletromecânica puderam entender mais sobre a atuação do Conselho, além de discutirem as ferramentas necessárias para compreender e atuar no mercado de trabalho. Durante a palestra, foram abordados temas como ética profissional, inovação tecnológica e a importância da atualização contínua na carreira técnica.
Na quarta-feira, 19, a Escola Vale dos Carajás recebeu a visita do Regional. Os alunos dos cursos técnicos em Mineração, Eletromecânica e Eletroeletrônica tiveram a oportunidade de aprender sobre as competências do Conselho, as responsabilidades do profissional para com a empresa e a sociedade, e os desafios enfrentados no mercado de trabalho. A palestra também destacou a importância da formalidade no registro técnico, as melhores práticas industriais e as perspectivas de crescimento profissional na região.
Representando o Conselho no âmbito acadêmico, estiveram presentes o palestrante e Assessor Parlamentar Edmilson Vaz, acompanhado do Presidente João Batista Souza e do Conselheiro Regional Professor José Armando. Durante as visitas, os representantes do CRT-02 também promoveram uma sessão de perguntas e respostas, permitindo que os estudantes tirassem suas dúvidas sobre a profissão e o papel do Conselho na regulação e apoio aos técnicos industriais.
Bruno Leonardo Santos Moraes, professor da Sophie Link e técnico em Mecânica, destacou a importância da visita do CRT-02 na escola: “A visita veio fortalecer esse entendimento e esclarecer algumas dúvidas em relação aos registros dos técnicos. Foram discutidas as vantagens de ser um técnico formalmente registrado, incluindo a possibilidade de atuar tanto como pessoa jurídica (PJ) quanto como pessoa física (PF). Além disso, foi mostrado aos alunos que, ao saírem da escola, eles não estarão limitados a trabalhar apenas como prestadores de serviços. A importância de ter um espaço físico e um registro formal foi enfatizada”.
Osman Pereira, professor da Escola Vale dos Carajás, comentou sobre as novas perspectivas trazidas pelo CRT-02: “Vocês são felizardos, vocês estão chegando numa gestão que valoriza a presença e a regulamentação dos técnicos no mercado. O CRT-02 está cobrando das empresas a necessidade de ter técnicos credenciados, com a carteirinha na mão, e está presente junto com vocês”.
As visitas e palestras visam não apenas informar, mas também inspirar os alunos a se engajarem ativamente em suas profissões, assegurando que estejam bem preparados para os desafios e oportunidades do mercado de trabalho. O CRT-02 continua a trabalhar para fortalecer o vínculo entre os profissionais técnicos e o mercado, promovendo uma atuação ética, inovadora e regulamentada.