Notícias
Conselho Regional dos Técnicos Industriais da 2ª Região, participou nesta terça-feira, 11 de julho, na sede do CRT-02, em São Luís, de uma reunião com os Professores: Dr. Zilmar Timoteo Soares – Biólogo e Doutor em Educação e Ciências Ambientais e o Mestre Carlos Fonseca Sampaio – Graduado em Química e Especialista e Mestre em Reengenharia de Projetos Educacionais em Química, da cidade de Imperatriz. Na reunião foi apresentado projetos técnicos elaborados por estudantes de escola pública do Maranhão, tendo como objetivo firmar parcerias, a fim de que o projeto escolhido pelo Conselho, participe da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC) que ocorrerá nos dias 23 a 27 de outubro na Fenac em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.
Os projetos apresentados foram: “Bioeconomia Social – Aplicando os recursos oriundos da Palmeira de Buriti por Jean Nunes Moreira”, “Bioherbicida extraído do Tamboril do Cerrado por Júlio César Nogueira Ferreira”, “Análise do Biopotencial Larvicida do Joá Bravo (Solanum viarum dunal) em larvas de Mosquito causadores de Doenças Tropicais por Pedro Paulo Milhomem Braga” e a “ Produção de Biocombustível para avaliação a partir do Óleo da Hymanaea sp, utilizando catalizador heterogêneo derivado de resíduos de CaO – Casca de Ovo.
Para o Diretor Administrativo do CRT02, Cleiton Santos: “ eles trouxeram hoje os projetos que eles desenvolvem com os alunos da rede Estadual de Ensino Médio, onde se utiliza recursos naturais da palmeira de Buriti e o outro projeto de Biocombustível para aviação, são projetos que estão sendo desenvolvido por eles e nos apresentaram, para levarmos para a mesa da Diretoria. A nossa função é levar a publicidade desses trabalhos”, destaca o Diretor.
Para o Gerente Geral do CRT-02, Sr. José João, essa reunião teve bastante importância: “porque na participação da MOSTRATEC, o CRT-02 vai estar apoiando o projeto escolhido”, declarou o Gerente.
O Dr. Zilmar Timoteo salientou que: “ a importância da nossa reunião é mostrar para o CRT-02 os projetos que nós estamos desenvolvendo nas áreas de ciência e tecnologia com os meninos da rede pública e estadual do Maranhão”.